Teses, Dissertações e TCCs
DISSERTAÇÕES PPGPE
2024
O TEXTO COMO PRODUÇÃO DO DESEJO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2023
CRISTAIS DO TEMPO: CARTOGRAFIAS DE REGISTROS AVALIATIVOS NA PRÉ-ESCOLA
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA)
PEDAGOGIA (CE/UFES)
AZEVEDO, A. F.; CASTOLDI, R. R. B. Currículo e avaliação institucional na Educação Infantil: concepções e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
BRAU, Â. M.; CARMO, B. S. Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024): análise do cumprimento das metas na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
PEREIRA, M. T.; PASSOS, S. M. Avaliação no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: práticas pedagógicas e os impactos da COVID. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
SIMÃO, B. S.; ALVES, D. As concepções de currículo e avaliação discutidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2011-2021). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
ROULIEN, J. D. R. Os impactos da COVID-19 na aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
XAVIER, D. A.; PORTES, N. S. Currículo e avaliação discente na Educação Infantil: as relações colaborativas nos cotidianos escolares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
EDUCAÇÃO FÍSICA (CEFD/UFES)
ALVES, D. O. Interações colaborativas entre família e escola: usos do dever de casa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
APRÍGIO, A. C.; SILVA, R. C. Avaliação discente na Educação Infantil: registros do desenvolvimento das crianças. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.
ARGOLO, G. A.; COUTO, R. A. Os impactos da pandemia da COVID-19 na vida de estudantes e professores de Educação Física: investigações com o ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.
BARTH, J.L. Educação física na Educação Infantil: práticas curriculares e experiências com as crianças no PIBID. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2025.
FIORIO, M.P. Práticas curriculares e redes de afetividades: composições da educação física no ensino fundamental I. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2025.
LIMA, L. N. Práticas curriculares colaborativas e formação docente: narrativas sobre o PIBID da Educação Física na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2024.